A Menina e o Violão

A Menina e o Violão

A menina tocava, como quem encanta serpentes e sorria como quem voa com as notas saídas de seu violão.

Cada nota tocada saía pelo mundo passeando por entre os meses, parando em cada estação.
Não é som, é dom de transformar tudo em versos e poesias.
Música sem voz, apenas som, sentimento da alma.
Na primavera , cada nota é flor a desabrochar e perfumar o jardim da senhorinha sozinha ,viúva, sem netos.
No verão é água brotando do asfalto, fazendo chafariz pra quem nem sabe o que é piscina.
No outono é folha de plátano voando livre , levando um beijo de saudades de um amor distante.
E no frio do inverno as notas do violão são um convite a reunir os amigos em torno da fogueira, reunir lembranças e histórias, aquecendo o coração.
E a menina para de tocar e fica chorando e sorrindo, lembrando das notas que deixou voar e dos voôs que ousou voar, ousou sonhar, ousou tocar.
Carine Dias Soares

sábado, 3 de setembro de 2011

O Sol da Liberdade em Raios Fúlgidos...


Estamos entrando na semana da pátria, e como professora me preocupo com a forma que vou abordar esta temática com meus alunos.

Acredito que soldadinhos para pintar e cantar o hino nacional na escola, não os faz refletir sobre o que é pátria e o que é de fato" o sol da liberdade em raios fúlgidos".


Me pergunto se somos livres, se essa pátria realmente acolhe a todos como filhos e é tão gentil o quanto o hino diz em seus versos.


Um país onde nem todos tem escola e muito menos escolha, onde o tráfico cativa mais que a família, onde impera a lei do mais forte e o poder está focado no montante da conta bancária, não pode ter cidadãos, muito menos livres.


Entendo por cidadão um sujeito que exerce sua cidadania e vive livre, podendo escolher sempre o melhor caminho, cheio de boas oportunidades, onde estagiário é aquele que vai para o mercado de trabalho aprender e não ficar preso a um salário miserável e carga horária sacrificante, onde os policiais possam escolher seus salários como fazem os vereadores e não precisem queimar pneus para chamar a atenção ás suas necessidades.


Cidadão, é aquele que consegue viver com dignidade e possa ter aspirações na vida, ver seus sonhos realizados e se aposentar em pleno gozo das suas faculdades mentais, e um corpo saudável, ainda jovem para viajar, aproveitar a vida e não a velhice.


Quando canto o hino nacional, me pergunto onde está aquele "povo heróico, bravo e retumbante" que lutava por seus ideais e dava a vida por justiça e igualdade ?

Será que só somos capazes de sair as ruas diante de uma voz de comando ?

Chego a me perguntar se o povo não gosta mesmo de ser massa de manobra e levar uma "vida de gado, povo marcado, povo feliz" ?


Passo nas ruas e sempre encontro pessoas indo e vindo de cabeças baixas, salários baixos, condições de trabalho insalubres, andando pelas calçadas e ruas esburacadas, ou irritadas dirigindo seus carros nas ruas que mais parecem um labirinto a céu aberto.


O povo hoje se acovarda diante do partido que se dizia do povo e que hoje se volta contra o mesmo, tolhendo qualquer intenção de greve ou manifestação pública contra o governo.


Tantas vezes sonhei em ver aquela estrela brilhar... empunhei bandeiras, participei de passeatas e marchas, e hoje vejo que o melhor teria sido deixar que a estrela apagasse de vez para que essa constelação de decepções não invadissem o céu dos brasileiros e brasileiras que tem vergonha na cara e que podem se libertar das algemas das "bolsas isso e bolsas aquilo", dos cargos de "confiança", e das tetas que mantém muito político corrupto mamando e lambendo os beiços as custas do dinheiro público.


"Entre outras mil és tu Brasil..."

Carine Dias Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Coisinha de Bruxa

Coisinha de Bruxa
As bruxas podem ser fofas e adoráveis também. Quando eu sou boa eu sou boa, e quando eu sou má, eu sou melhor ainda !!! Hehehehehe...

Tudo Zen

Tudo Zen
Sempre buscando o equilíbrio.

Adoro Bruxinhas ...

Adoro Bruxinhas ...
Sou uma bruxinha, meio maluquinha, nem sempre má e muito menos boazinha.Voando e me equilibrando na vassoura, vejo o mundo de pernas para o ar ! Minhas poções nem sempre dão certo , sou meio atrapalhada com os ingredientes, mas certeira nas minhas intenções ! Nyny Dias

Então...

Vez ou outra passo pelo orkut dos meus amigos só para deixar um oizinho e ficarei feliz em receber o seu oizinho aqui no meu blog.
Tô adorando esse lance de ter um espaço para escrever, expressar meus pensamentos e entendo que isso não deixa de ser um diário com coisas sobre o meu dia, minhas dúvidas, minhas dicas...
Enfim vamos socializar nossas idéias e fazer fluir um montão de coisas boas que cada um de nós pode oferecer ao universo.
Muita PAz, Luz e Alegria para todos nós.
Sejam muito bem vindos!!!