A Menina e o Violão

A Menina e o Violão

A menina tocava, como quem encanta serpentes e sorria como quem voa com as notas saídas de seu violão.

Cada nota tocada saía pelo mundo passeando por entre os meses, parando em cada estação.
Não é som, é dom de transformar tudo em versos e poesias.
Música sem voz, apenas som, sentimento da alma.
Na primavera , cada nota é flor a desabrochar e perfumar o jardim da senhorinha sozinha ,viúva, sem netos.
No verão é água brotando do asfalto, fazendo chafariz pra quem nem sabe o que é piscina.
No outono é folha de plátano voando livre , levando um beijo de saudades de um amor distante.
E no frio do inverno as notas do violão são um convite a reunir os amigos em torno da fogueira, reunir lembranças e histórias, aquecendo o coração.
E a menina para de tocar e fica chorando e sorrindo, lembrando das notas que deixou voar e dos voôs que ousou voar, ousou sonhar, ousou tocar.
Carine Dias Soares

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Se...

Estou muito feliz com o meu trabalho !

Claro que a essa altura do ano letivo, com toda essa correria do dia a dia, faculdade, escola, filho, marido e etc... já me sinto cansada e pedindo um arreguinho como diz o Pedro quando brinca de lutinha com o Arthur.


Ao contrário do Pedro, não posso simplesmente pedir arreguinho ou parar de brincar, pois a circunstância não me permite esses comodismos, então o negócio é sacudir a poeira e seguir em frente.


Fico me perguntando se os alunos já não estão cansados também de toda a rotina de ir para escola, sala de aula, compromissos e horários, e aí questiono o aumento dos dias letivos de 200 para 220 dias.


Acredito que a qualidade do ensino não deve ser medida pela quantidade, mas pelo trabalho que é realizado durante o ano letivo.


Será que esses dias a mais são o segredo para acabarmos com a repetência ?


Quem sabe se ao invés de aumentar os dias letivos, os parlamentares se preocupassem em aumentar a verba destinada a compra de equipamentos, salas de recursos, professores de dança, capoeira, música ...


Se os alunos tivessem em casa comida na mesa, pais empregados, ruas com saneamento básico, acesso aos diferentes meios de comunicação, acesso a livros, uma quadra de esportes, será que o aprendizado não seria mais significativo?


Se os livros fossem adequados as regiões brasileiras, se ...são tantos se.


Acredito que estamos anos luz da realidade que queremos, e ao contrário do que muitos pensam, nós professores e professoras desse Brasil, não estamos fazendo corpo mole diante das dificuldades, estamos sim lutando e tirando leite de pedra, fazendo todos os dias o nosso trabalho, com convicção, empenho e ética, resgatando a cidadania dos nossos alunos e por consequencia transformando as comunidades em que estão inseridos.


Continuemos lutando, e fazendo a nossa parte !


Carine Dias Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Coisinha de Bruxa

Coisinha de Bruxa
As bruxas podem ser fofas e adoráveis também. Quando eu sou boa eu sou boa, e quando eu sou má, eu sou melhor ainda !!! Hehehehehe...

Tudo Zen

Tudo Zen
Sempre buscando o equilíbrio.

Adoro Bruxinhas ...

Adoro Bruxinhas ...
Sou uma bruxinha, meio maluquinha, nem sempre má e muito menos boazinha.Voando e me equilibrando na vassoura, vejo o mundo de pernas para o ar ! Minhas poções nem sempre dão certo , sou meio atrapalhada com os ingredientes, mas certeira nas minhas intenções ! Nyny Dias

Então...

Vez ou outra passo pelo orkut dos meus amigos só para deixar um oizinho e ficarei feliz em receber o seu oizinho aqui no meu blog.
Tô adorando esse lance de ter um espaço para escrever, expressar meus pensamentos e entendo que isso não deixa de ser um diário com coisas sobre o meu dia, minhas dúvidas, minhas dicas...
Enfim vamos socializar nossas idéias e fazer fluir um montão de coisas boas que cada um de nós pode oferecer ao universo.
Muita PAz, Luz e Alegria para todos nós.
Sejam muito bem vindos!!!