A Menina e o Violão

A Menina e o Violão

A menina tocava, como quem encanta serpentes e sorria como quem voa com as notas saídas de seu violão.

Cada nota tocada saía pelo mundo passeando por entre os meses, parando em cada estação.
Não é som, é dom de transformar tudo em versos e poesias.
Música sem voz, apenas som, sentimento da alma.
Na primavera , cada nota é flor a desabrochar e perfumar o jardim da senhorinha sozinha ,viúva, sem netos.
No verão é água brotando do asfalto, fazendo chafariz pra quem nem sabe o que é piscina.
No outono é folha de plátano voando livre , levando um beijo de saudades de um amor distante.
E no frio do inverno as notas do violão são um convite a reunir os amigos em torno da fogueira, reunir lembranças e histórias, aquecendo o coração.
E a menina para de tocar e fica chorando e sorrindo, lembrando das notas que deixou voar e dos voôs que ousou voar, ousou sonhar, ousou tocar.
Carine Dias Soares

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Santo Antônio da Patrulha, terra do sonho, da cachaça, e da rapadura


Fazem alguns anos que visito Santo Antônio da Patrulha para ir até o Caraá na Festa de Nossa Senhora das Lágrimas.
Ao passar pela cidade "minha segunda terra natal"sinto um saudosismo que me invade aos poucos e então, começo a repetir histórias, fatos engraçados, mostro lugares por onde costumava passear com a minha prima Andréia e lembro dos meus tios muiiiito queridos que já estão em outro plano.
Infelizmente minhas visitas tem se restringido só a cidade, pois sempre vamos com um objetivo específico e fico sem graça de visitar os meus primos sem avisar.
Talvez devesse aparecer, mesmo que sem avisar, pois ter notícias deles só pelo orkut é muito pouco para laços tão fortes de afeto, amizade e parceiria.
Gostaria que o Pedro passeasse pelas ruas de Santo Antônio como eu quando pequena, que fugisse de boi bravo no campo, comesse milho verde colhido na horta e cozido no fogão a lenha, chupasse cana e comesse puxa puxa feito na hora...
Lembro do cheirinho do pão de casa que o Tio Miguel fazia com tanto carinho e sempre contando um causo, pra fazer a gente rir.
Tenho muito vivas as lembranças do Boteco do Tio Antônio que me deixava esvaziar os potes de doces e tomar todos os Minuanos Limão, as Sukitas, as Mirindas, os Charruas que eu conseguisse.
Lembro do Tio Noé, que partiu tão cedo e deixou uma lacuna irreparável no meu coração.
O gostinho da carne frita na panela, com queijo da colônia e pão de casa, na casa da minha Maria, feitos com tanto carinho no café da manhã.
Que delícia os bolinhos de polvilho da Tia Onela e os jogos de carta em família regados a muita risada e eu fiasquenta quase sempre fazendo xixi nas calças de tanto rir.
Tenho também algumas lembranças do Tio Florêncio e da Tia Guiomar que certa vez me presenteou com uma xícarazinha linda de um conjunto de cafézinho que ela tanto gostava.
Em Santo Antônio, muitos dos amigos dos meus primos se tornaram meus amigos também, as Andréias, o Chicão, mais tarde o Sandrinho e a irmã dele que não lembro mais o nome, o Vá que considero um primo até hoje, e tantas outras pessoas que faziam cada fim de semana, e cada período de férias tão aguardado e tão surreal.
Certa vez o Tio Antônio ía me buscar de fusca"ah o fusca do Tio Antônio"para me levar até a rodoviária, e a Andréia e eu nos escondemos na plantação de milho e deixamos o Tio lá na frente da casa um tempão me chamando, por que eu não queria ir embora.Nem preciso dizer que ele ficou furiozo comigo.
Muitos anos o Tio Miguel e a Tia Onela cuidaram da Igreja no Jau e eu adorava ir brincar lá dentro com a minha prima, embaixo da mesa no altar, pois no verão era tri fresquinho e nos dias de chuva o espaço era ótimo. Lá brincávamos de casinha, de desenhar vestidos e sapatos, jogávamos carta, fazíamos piquenique, tudo com o maior respeito é claro.
São tantas lembranças que seria preciso lançar uma coleção de livros tipo Sítio do Pica Pau Amarelo, mas vamos por partes. Qualquer dia desses quando a saudade bater denovo, escrevo mais um pouco, e quem sabe juntando lembranças daqui e dali minhas histórias se tornem um livro né?
Quero que o Pedro construa suas próprias lembranças lá de Santo Antônio, saiba o nome dos lugares, conheça a benzedeira perto da padaria, visite o Pé de Galinha para ver a casa que era da minha , vá no Bar Porão quando adolescente, se ainda existir né?!
Principalmente, quero levá-lo na Fonte, pois quem bebe daquela água sempre volta á cidade.
Eu era muito feliz e sabia, por isso aproveitei ao máximo!!!

Carine Dias Soares

4 comentários:

  1. Meu Deus... Se era para ma fazer chorar vc conseguiu rsrsr...chorei de saudade e de rir, tantas coisas vivemos né! que saudade prima, coisas que eu nem lembrava mais, bá p. que falar que nós brincavamos em baixo da mesa obrigada por ser minha priminha e ser assim tão especial continue escrevendo mande noticias, saiba que sempro levo vc na minha cabeça e no meu coração. Nada é por acaso nesta vida. Beijão em todos e fique bem...

    ResponderExcluir
  2. Oi Carine, lí aqui suas remembranças de Stº Antº e te convido a participar, pelo Facebook, do Grupo Fotos Antigas de Santo Antonio da Patrulha, tenho certeza que vais gostar. Pede para adicionar que o faço.E venha junto com mais de 840 colaboradores matar a saudade de lá. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Marcelo.Adoro Santo Antônio e fiquei feliz em encontrar um Blog com fotos e fatos da nossa cidade!

      Excluir
  3. Meu pai é de la e eu também corri muito em santo Antonio Caraá muitas saudade do meu vô e da minha vó na quele tempo ,se alevantavam cedo tirava leite e dava milho para as galinha amo muito o Caraá se eu pudesse iria mora la.

    ResponderExcluir

Translate

Coisinha de Bruxa

Coisinha de Bruxa
As bruxas podem ser fofas e adoráveis também. Quando eu sou boa eu sou boa, e quando eu sou má, eu sou melhor ainda !!! Hehehehehe...

Tudo Zen

Tudo Zen
Sempre buscando o equilíbrio.

Adoro Bruxinhas ...

Adoro Bruxinhas ...
Sou uma bruxinha, meio maluquinha, nem sempre má e muito menos boazinha.Voando e me equilibrando na vassoura, vejo o mundo de pernas para o ar ! Minhas poções nem sempre dão certo , sou meio atrapalhada com os ingredientes, mas certeira nas minhas intenções ! Nyny Dias

Então...

Vez ou outra passo pelo orkut dos meus amigos só para deixar um oizinho e ficarei feliz em receber o seu oizinho aqui no meu blog.
Tô adorando esse lance de ter um espaço para escrever, expressar meus pensamentos e entendo que isso não deixa de ser um diário com coisas sobre o meu dia, minhas dúvidas, minhas dicas...
Enfim vamos socializar nossas idéias e fazer fluir um montão de coisas boas que cada um de nós pode oferecer ao universo.
Muita PAz, Luz e Alegria para todos nós.
Sejam muito bem vindos!!!