A Menina e o Violão

A Menina e o Violão

A menina tocava, como quem encanta serpentes e sorria como quem voa com as notas saídas de seu violão.

Cada nota tocada saía pelo mundo passeando por entre os meses, parando em cada estação.
Não é som, é dom de transformar tudo em versos e poesias.
Música sem voz, apenas som, sentimento da alma.
Na primavera , cada nota é flor a desabrochar e perfumar o jardim da senhorinha sozinha ,viúva, sem netos.
No verão é água brotando do asfalto, fazendo chafariz pra quem nem sabe o que é piscina.
No outono é folha de plátano voando livre , levando um beijo de saudades de um amor distante.
E no frio do inverno as notas do violão são um convite a reunir os amigos em torno da fogueira, reunir lembranças e histórias, aquecendo o coração.
E a menina para de tocar e fica chorando e sorrindo, lembrando das notas que deixou voar e dos voôs que ousou voar, ousou sonhar, ousou tocar.
Carine Dias Soares

domingo, 15 de maio de 2011

Batuque na cozinha Sinhá num qué...

Putz, mais uma noite de batucada e o meu repouso foi pra Ponte de Paris!

Essa noite, além de batucada, meu primo que é meio pirado resolveu entrar na briga pra ver quem faz mais barulho e colocou a caixa de som(daquelas gigantes que animam um ginásio inteiro) pra funcionar no último volume.


Nem preciso dizer pra vocês que fiquei entre uma seção de batuque e um baile funck até as cinco da manhã, quando meu primo deve ter sido vencido pelo cansaço e foi dormir.


Mas a galera da batucada foi firme até as seis e lá vai picos.


Volto a dizer que respeito muito todas as religiões, mas penso que é válida aquela frase que diz "o meu direito termina onde começa o do outro".

Pesquisando na internet sobre leis que regem o funcionamento de centros de batuque e outras religiões de origem africana, não encontrei muitas leis atuais, apenas algumas do estado do Rio de Janeiro, e algumas em outros estados, mas a nível federal não encontrei nada específico.

Percebi que muitos centros se valem da
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, que diz o seguinte:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

Sejamos francos, na prática é bem diferente, as mulheres estão na luta até hoje para conquistar seus direitos e fazer valer o que diz a Constituição.

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

As leis favorecem sempre os que tem mais condições de se fazer valer dela, sem falar no que fica implícito ao povo.

III - ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

Será mesmo ? E as minorias que são submetidas a emolas dos bolsas isso, bolsa aquilo, aniquilando qualquer possibilidade de tornarem-se cidadãos autonomos saindo das margens da sociedade.

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Conta outra ! Quer dizer que qualquer funcionário público tem total liberdade de expressar-se livremente contra os goverantes do seu município que utilizam a máquina pública em benefício próprio e nada vai acontecer . Hahaha.

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

É... entrando no fórum, com o auxílio da defensoria pública...mais o tempo que teremos que esperar quando a outra parte recorrer...leva um tempooooo.

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

Era aqui que eu queria chegar. Então quer dizer que se cada um tem liberdade de exercer sua religiosidade como quiser, eu não tenho direito nenhum de reclamar da batucada que só termina com o raiar do sol, mesmo tendo filho pequeno que não entende por que os carneirinhos e porquinhos e galinhas e ovelinhas gritam deseperados, e não deixam ele dormir e nem deixam a mãe dele doente precisando de repouso descansar !

VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

É comum vermos pessoas da igreja católica e evangélicos levando palavras de conforto nos hospitais, e sempre vejo os pacientes livres para receber ou não a visita destes.

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

Onde está o meu direito e o respeito ás minhas convicções, quando sou obrigada a ouvir initerruptamente nove horas de pontos e atabaques ?

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Então tá, vou começar a me expressar livremente, ouvir meu cd da Maria Gadú e sair rodopiando pelo pátio só de calcinha, alguém vai falar alguma coisa ?

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à
indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
A minha intimidade, e a minha privacidade foram plenamente desrespeitadas quando uma galera que eu nunca vi na vida, fica em frente a minha casa olhando para dentro da minha casa e do meu pátio acompanhando todos os meus passos, trancando a entrada do meu carro e me obrigando a ficar na clausura do meu próprio lar, refém de uma tortura psicológica de cantos e rituais que não fazem parte da minha ideologia religiosa.

Claro que não copiei toda a constituição, mas de uma coisa tenho certeza, a mesma é cheia de brechas, com as quais qualquer um pode se justificar e fazer o que bem entender sem ter que responder por isso.

As leis estão aí, mas contudo nos cabe o bom senso para aplicá-las, não as utilizando apenas em benefício próprio!

Continuando a minha triste história...


O Pedro ficou a noite toda virando de um lado pro outro na cama, e eu e o Arthur dentro de casa andando de um lado pro outro,pois nem se quer dava para ver tevê já o barulho era absurdo.


Quando finalmente a batucada acabou, começou aquele movimento de carros e pessoas gritando na rua, até a entrada da nossa garagem virou estacionamento !


Fico me perguntando se as entidades só baixam á noite e se elas exigem que os atabaques fiquem batucando até o dia amanhecer, ou se esses rituais podem acontecer durante o dia também, sem nenhum prejuizo ritualístico.


Agora são exatamente três e quarenta e dois da tarde e tanto o meu primo como os meus vizinhos estão dormindo e eu aqui com uma p... dor de cabeça e de garganta.


Aguardem cenas dos próximos capítulos.

PS.:Se alguém quiser contribuir com informações diferentes das que tenho até então, sinta-se a vontade.

Carine Dias Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Coisinha de Bruxa

Coisinha de Bruxa
As bruxas podem ser fofas e adoráveis também. Quando eu sou boa eu sou boa, e quando eu sou má, eu sou melhor ainda !!! Hehehehehe...

Tudo Zen

Tudo Zen
Sempre buscando o equilíbrio.

Adoro Bruxinhas ...

Adoro Bruxinhas ...
Sou uma bruxinha, meio maluquinha, nem sempre má e muito menos boazinha.Voando e me equilibrando na vassoura, vejo o mundo de pernas para o ar ! Minhas poções nem sempre dão certo , sou meio atrapalhada com os ingredientes, mas certeira nas minhas intenções ! Nyny Dias

Então...

Vez ou outra passo pelo orkut dos meus amigos só para deixar um oizinho e ficarei feliz em receber o seu oizinho aqui no meu blog.
Tô adorando esse lance de ter um espaço para escrever, expressar meus pensamentos e entendo que isso não deixa de ser um diário com coisas sobre o meu dia, minhas dúvidas, minhas dicas...
Enfim vamos socializar nossas idéias e fazer fluir um montão de coisas boas que cada um de nós pode oferecer ao universo.
Muita PAz, Luz e Alegria para todos nós.
Sejam muito bem vindos!!!